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Mercado brasileiro: O que esperar do e-commerce para 2021?

A forma de fazer negócios precisou ser repensada em 2020, por causa da pandemia. As vendas online explodiram e o e-commerce ‘salvou’ muitos comerciantes, que viram suas vendas presenciais caírem com o isolamento que todos tivemos de fazer devido ao Coronavírus. Mas quais as tendências para o comércio em 2021?

Se olharmos para o cenário atual, os lojistas, comerciantes e empresários podem fazer previsões e se preparar com mais calma para conseguirem boas vendas.

Estratégias de vendas

Interligar diferentes canais de comunicação é um dos objetivos da estratégia omnichannel, que visa melhorar a experiência de compra do cliente.

Além do espaço físico de vendas, é importante também contar com um canal online e uma loja virtual. Por exemplo: o cliente pode escolher o produto no site, fazer a compra pela internet e retirar o item na loja.

Celular e redes sociais

Quem nunca fez uma compra diretamente pelo seu smartphone? Principalmente durante o início da pandemia, com as lojas fechadas, muitos comerciantes passaram a atender através do WhatsApp. Essa comunicação ainda continua e deve ser uma tendência para o novo ano. Um estudo das empresas Liftoff com a Adjust mostrou que 75% das transações online de 2021 deverão ser realizadas pelo celular.

Mais vendas

As projeções para 2021 e os próximos anos para o e-commerce são otimistas. Segundo um levantamento feito pela Kearney, uma consultoria global de gestão estratégica, o crescimento do e-commerce no Brasil deve se manter em torno de 17% ao ano até 2024. 

No primeiro semestre deste ano, os números já mostraram a potência das vendas online: elas cresceram cerca de 47%, com um lucro de R$ 38,8 bilhões.

Planejamento

O aumento das vendas online trouxe um problema que vimos em 2020 e que deve permanecer por alguns meses no próximo ano: a falta de insumos. O mercado de embalagens sofreu com essa questão devido ao aumento de consumo do papelão ondulado.

Como muitos estabelecimentos aumentaram suas presenças no e-commerce, o mercado acabou exigindo mais caixas para entrega. Com a demanda alta, e a falta de matéria-primas como celulose, papel e aparas, vimos uma crise no mercado de embalagens.

Para não sofrer com esse problema, o ideal é as empresas terem um planejamento mais a longo prazo para 2021: fazer os pedidos de embalagem com antecedência e em maior número.